Com apoio da OS Pará 2000 Sebrae Pará lança programa para fortalecer pequenos negócios na COP 30

Iniciativa visa apoiar empreendimentos do setor de alimentos e bebidas durante a Conferência do Clima

Para fortalecer os pequenos negócios do setor de alimentos e bebidas na COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o Sebrae Pará lançou, nesta segunda-feira (17), o programa ‘Prepara Gastronomia COP 30’, contando com o apoio da Organização Social Pará 2000. O evento aconteceu na Estação das Docas, em Belém, e reuniu proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias e outros estabelecimentos, que receberam orientações estratégicas para adequar seus empreendimentos e se prepararem para a conferência, prevista para novembro de 2025.

“Como gestores de importantes complexos turísticos, como a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Parque Estadual do Utinga, que fazem parte da rota do turismo e da gastronomia paraenses, estamos honrados em integrar esse movimento. O Sebrae no Pará está comprometido em capacitar esses empreendedores, oferecendo desde a curadoria de produtos e serviços até a viabilização das ações recomendadas. Além disso, apoiamos a participação ativa dessas empresas nas operações da COP 30”, afirmou Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000.

A proprietária de um dos restaurantes da Estação das Docas, Glenda Alves, ressaltou a relevância da parceria: “É de extrema importância, pois a Estação continua sendo o maior e mais diversificado equipamento turístico da cidade, recebendo um grande fluxo de visitantes em Belém. Diante da oportunidade única de sediar a COP 30, é imprescindível implementar melhorias em áreas cruciais para garantir uma recepção adequada ao turista internacional, como sustentabilidade, atendimento especializado, comunicação e mobilidade. Além disso, é necessário repaginar os negócios com foco na COP 30, ao mesmo tempo em que se busca deixar um legado para a cidade”, destacou a empresária.

O programa ‘Prepara Gastronomia COP 30’ foi idealizado pelo Sebrae Pará para impulsionar negócios dos setores de alimentos e bebidas e alimentação fora do lar. A iniciativa oferecerá consultorias personalizadas, cursos, oficinas, mentorias e orientações técnicas, garantindo suporte estratégico e capacitação aos empreendedores inscritos.

Durante o evento de lançamento, os participantes tiveram acesso a palestras e orientações de chefs renomados, como Kátia Barbosa, conhecida como a “Rainha da Comida Popular Brasileira” pelo Guia Michelin, e Saulo Jennings, chef da Casa do Saulo, referência internacional na culinária paraense. Ambos reforçaram o potencial da COP 30 para o setor gastronômico local.

A programação incluiu ainda palestras de especialistas como Nayany Costa, analista técnica do Sebrae Pará; Simone Lopes, gestora do setor de alimentos e bebidas do Sebrae/MG; e Jonas Romero, que abordou a temática da cozinha eficiente. Natasha Paiva destacou a importância da gestão de pessoas e cultura organizacional. Os encontros ocorreram no Teatro Maria Sylvia Nunes, promovendo o aprimoramento do setor.

Desde o início das ações preparatórias para os pequenos negócios visando a COP 30, o Sebrae Pará já realizou 23.787 atendimentos a empresas do setor de alimentos e bebidas na região metropolitana, sendo mais de nove mil atendimentos em Belém.

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000, com informações do Sebrae Pará

Fotos: Ana Paula Henrique

Deixe um comentário