Celebrando uma das manifestações culturais mais populares do país, com o traço da cultura da região Norte, a Estação das Docas, encerrou, neste domingo (30), a sexta edição do Projeto Estação Junina, que reuniu centenas de pessoas na orla do complexo turístico, durante oito dias de festa. A última noite contou com show e cortejo do Boi Rei do Campo, além de apresentações das quadrilhas Pipoquinha na Roça e Pipocando Junino.
A alegria e a cultura regional marcaram o último dia de programação do Projeto Estação Junina. As cores e o ritmo dançante da bandinha de fanfarra e dos cabeçudinhos que acompanham o Boi Rei do Campo colocaram o público para dançar na Orla, às margens da Baía do Guajará.
Natan Ribeiro e a namorada Vanessa Ferreira subiram ao palco para participar de um concurso de dança e conquistaram um passeio de barco pela orla de Belém oferecido pela empresa Vale Verde, que integra a Estação das Docas.
“Essa programação foi maravilhosa, muito divertida e com apresentações sencacionais. A Estação está de parabéns e espero que no próximo ano tenha novamente para que possamos estar aqui com esse clima tão bom”, disse Natan.
Em seguida, as quadrilhas Pipoquinha na Roça e Pipocando Junino tomaram conta do palco, e os quadrilheiros mostraram todo o talento e a habilidade adquiridos após meses de dedicação.
“Para nós estar aqui hoje é encerrar com chave de ouro essa quadra junina. Trouxemos um show especial, com mais interação, para contagiar mesmo o público, faze-los dançar com a gente. E dançar quadrilha, ser um quadrilheiro não tem valor que possa mensurar. É muito amor, muita dedicação. Foram sete meses de trabalho e encerrar aqui na Estação da Docas foi incrível, não tenho palavras para agradecer a coordenação do evento e a esse público maravilhoso que esteve aqui essa noite”, destaca Manoel Santanta, animador da quadrilha Pipocando Junino.
Projeto Estação Junina
Foram dois finais de semana de programações, que tiveram início no dia 20 de junho. Na primeira semana, de quinta-feira (20) a domingo (23), se apresentaram o grupo folclórico Sabor Marajoara, a banda Cabras no Forró e o Trio Pé de Serra dos Cabras. Houve, ainda, cortejos dos bois Catiguria e Veludinho, além de apresentações das quadrilhas juninas Amor de um mensageiro, Cristal Junino, Roceiros da Barão, Quadrilha infantil Flor Junina e Quadrilha Junina do Bengui.
As apresentações iniciaram na quinta-feira (27), e finalizaram na noite deste domingo (30), dias nos quais o público assistiu ao grupo regional Frutos do Pará, Alessandro Sanfoneiro,Trio Trilhas da Serra, Pássaro Junino Japiim e Boi Rei do Campo, além das quadrilhas Paraíso Junino, Encanto da Juventude, Fuzuê Junino, Pipoquinha na Roça e Pipocando.
“Esse ano conseguimos ampliar a festa para oito dias de programações gratuitas, nos quais mobilizamos o movimento junino da região, com a apresentação de quadrilhas de vários bairros da capital, além, é claro, de atribuir um pouco das características da cultura amazônica para essa festa com a presença dos nossos bois, passáro junino e grupos folclóricos mais tradicionais. Agradecemos ao público de Belém, bem como aos turistas que estiveram prestigiando esse evento conosco, o qual foi idealizado e realizado com muito empenho”, declara o diretor-presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha.
O “Estação Junina” é uma realização do governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e tem como objetivo oferecer ao público opções gratuitas de programação junina, voltada para toda a família.
Texto da Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000