Iniciativa cultural tem o patrocínio da Equatorial Pará.

A Estação das Docas recebe, de 19 a 23 de novembro, a programação especial do projeto “Carimbó do Meu Pará”, que celebra a musicalidade e as tradições amazônicas com apresentações gratuitas e abertas ao público. Durante cinco dias, grupos regionais sobem ao palco do Anfiteatro São Pedro Nolasco para evidenciar a força da cultura e dos ritmos da Amazônia.

As apresentações ocorrem sempre das 17h às 22h. O evento tem patrocínio da Equatorial Pará e apoio institucional da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, da Fundação Cultural do Estado do Pará, por meio da Lei Semear, além do Governo do Estado.
Estamos felizes em realizar mais essa parceria que fortalece a cultura paraense, principalmente nesse período tão importante de COP30, pois, além de oferecer uma opção para que os moradores valorizem suas raízes, a programação também se torna uma vitrine para que os grupos apresentem seus trabalhos a pessoas de diferentes culturas. Tenho certeza de que todos ficarão encantados. Convidamos todos que estiverem em Belém a prestigiar a programação”, destaca Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da OS Pará 2000.
“A Equatorial Pará tem muito orgulho de apoiar o projeto Carimbó do Meu Pará. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a valorização da cultura e dos artistas paraenses, especialmente neste momento em que Belém vive. É uma oportunidade importante de fortalecer nossas tradições e dar visibilidade aos ritmos que fazem parte da identidade amazônica. Acreditamos que será um fim de semana especial, com apresentações marcantes e grande participação do público”, declara Michelle Miranda, analista de Responsabilidade social da Equatorial Pará
Confira a programação:

QUARTA-FEIRA (19/11)
Quem abre a programação, às 17h, é o Grupo Regional Mururé, trazendo muito carimbó para o público dançar. Às 18h, o Grupo Sabor Marajoara leva ao palco a energia das influências e ritmos marajoaras.
Para fechar a noite, às 20h, o brega paraense ganha espaço com o show animado da Banda Açaí Pimenta. O guitarrista Jhon Kleber compartilha a expectativa para a apresentação.
“Sempre que vamos fazer show em um lugar pela primeira vez, ficamos ansiosos para que o dia chegue logo. Queremos subir ao palco e ver o público cantando e dançando nossos sucessos, antigos e novos. Será um show para ficar na memória”, afirma o músico.

QUINTA-FEIRA (20/11)
Às 17h, o Grupo Uirapuru promete embalar o público ao som de ritmos regionais enquanto o pôr do sol colore a Baía do Guajará.
A partir das 18h, o Grupo Regional Pará Caboclo dá continuidade à noite com muito carimbó e ritmos amazônicos.
Para encerrar, o cantor e compositor paraense Kim Marques apresenta grandes sucessos do brega em um repertório marcado pela identidade local.

O artista comenta a participação, “estamos muito felizes em fazer parte desta programação na Estação das Docas. Esperamos um público bonito e alegre. Preparamos um show especial, com repertório 100% paraense, músicas nossas e de grandes compositores da nossa cultura. Vamos fazer uma grande festa”, destaca Kim.
SEXTA-FEIRA (21/11)
O grupo Os Curupiras abre a programação da sexta-feira, às 17h, com um show cheio de tradição. Em seguida, às 18h, o Som de Pau Oco dá continuidade às apresentações.
Às 20h, a cantora May Ávila encerra a noite com um show vibrante, prometendo colocar o público para dançar clássicos do brega paraense.

SÁBADO (22/11)
O sábado começa às 17h com o Grupo Regional Mapinguari. Às 18h, o Balé Folclórico da Amazônia apresenta um espetáculo que destaca lendas e elementos da cultura amazônica por meio da dança.
Fechando a noite, às 20h, o grupo Carimbolando sobe ao palco com um repertório variado de ritmos regionais.

“Vai ser uma experiência muito rica voltar à Estação das Docas neste momento tão especial que estamos vivendo com a COP30. Estamos felizes por poder mostrar nossa música e nossos ritmos paraenses ao nosso povo e também aos turistas que estão visitando Belém. Preparamos um repertório 100% paraense, com muito carimbó, lambada, merengue, brega e outros ritmos que representam nossa cultura. Vamos com muita energia para esse show”, destaca Jhow Costa, cantor do Carimbolando.

DOMINGO (23/11)
O último dia de programação tem início às 17h com o grupo Frutos do Pará, trazendo ritmos como carimbó, siriá, lundu e marujuda. Às 18h, o Ayrakyrã mantém o clima festivo até as 20h, quando a banda Fruta Quente encerra oficialmente o projeto.
SERVIÇO
Projeto: Carimbó do Meu Pará
Local: Estação das Docas – Anfiteatro do Forte São Pedro Nolasco
Data: 19 a 23 de novembro
Hora: 17h às 22h
Entrada: Gratuita
PROGRAMAÇÃO
QUARTA (19/11)
17h – Grupo Regional Mururé
18h – Grupo Sabor Marajoara
20h – Banda Açaí Pimenta
QUINTA (20/11)
17h – Grupo Uirapuru
18h – Grupo Regional Pará Caboclo
20h – Kim Marques
SEXTA (21/11)
17h – Os Curupiras
18h – Som de Pau Oco
20h – May Ávila
SÁBADO (22/11)
17h – Grupo Regional Mapinguari
18h – Balé Folclórico da Amazônia
20h – Carimbolando
DOMINGO (23/11)
17h – Frutos do Pará
18h – Ayrakyrã
20h – Fruta Quente
Funcionamento especial da Estação das Docas em novembro (COP30):
– Domingo a quarta: 10h à 0h
– Quinta a sábado: 10h às 2h
Texto de Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000



