Programação gratuita continua com grupos de carimbó, oficinas infantis, cortejo de boi e exposição
Alegria e homenagens a Nossa Senhora de Nazaré marcaram o primeiro dia de programação musical do Projeto ‘Círio na Estação 2024’. Os ritmos dançantes dos grupos de carimbó Ayrakyrã e Frutos do Pará, e da Banda Batidão do Melody animaram o público na Orla da Estação das Docas, nesta quinta-feira (10). Até o dia 31 de outubro diversas atrações gratuitas que incluem exposições, shows musicais e oficinas infantis gratuitas ocorrem no complexo.
Nilda Maximiano viajou 1459 km do Ceará até a capital paraense, junto a um grupo de 20 pessoas, para participar do Círio 2024. O grupo arriscou passos junto aos dançarinos, nos ritmos do carimbó e tecnobrega. Esta é a quarta vez que Nilda vem à capital para acompanhar a festa religiosa.
“É um momento muito mágico e a gente sempre vem com a expectativa de conhecer o Círio e as maravilhas aqui do Pará. Além de fazermos esse turismo, hoje, por exemplo, fomos às praias aqui próximo, nós também acompanhamos a programação religiosa, indo às missas, procissões, participamos de tudo. O povo do Pará é muito acolhedor. É gratificante chegar aqui, porque a gente sente o acolhimento mesmo de Nossa Senhora de Nazaré. A cultura é muito forte, e essa programação aqui na Estação hoje prova isso, muitos do grupo estão vindo pela primeira vez e se divertiram e dançaram demais”, declara Nilda.
A programação continua nesta sexta-feira (11), com a cantora Liah Soares, que realizará uma apresentação gratuita, às 18h, na Orla do armazém 3, dentro do projeto Planeta Liz, voltado às crianças. No palco principal, localizado na orla entre os armazéns 1 e 2, a partir das 19h, será a vez dos grupos Parananim e Balé Folclórico da Amazônia de colocar o público para rodar a saia de carimbó, em mais uma edição especial do Projeto “Pôr do Som”.
Na manhã de sábado (12), durante o Círio Fluvial, o palco receberá 50 músicos da banda sinfônica do Projeto Vale Música Belém. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, há 20 anos o “Vale Música Belém” ocorre em parceria entre o Instituto Cultural Vale com a Fundação Amazônica de Música (FAM), via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Cortejo do Boi Veludinho
Após o Círio, no domingo (13), a Estação continuará em clima de celebração com o tradicional cortejo do Boi Veludinho, às 17h, seguido de oficinas infantis em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no sábado (12). A programação musical será encerrada pelo Grupo Irreverência, que subirá ao palco às 19h levando a alegria do pagode ao público visitante.
Funcionamento no Círio – Vale lembrar que no sábado (12) a Estação funcionará excepcionalmente de 6h às 15h. Já no domingo (13), o complexo abre às 11h30 e encerra as atividades à meia-noite.
O projeto “Círio na Estação” é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, e apoio da mineradora Vale, do Instituto Cultural Vale, do projeto Vale Música Belém, Projeto Planeta Liz, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré.
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000