Círio na Estação terá programação gratuita de 3 a 9 de outubro

O projeto ‘Círio na Estação’ edição 2022 irá receber devotos e turistas com uma semana de programações gratuitas que destacam a cultura paraense. De 3 a 9 de outubro, semana do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os visitantes serão recepcionados com shows de grupos parafolclóricos, músicos regionais, apresentação de Banda sinfônica e cortejo do Boi Veludinho. Além disso, os visitantes poderão conferir duas exposições.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

FOTO: BEATRIZ SANTOS

Todos os dias da semana, até o domingo do Círio, haverá pelo menos uma atração musical na Orla da Estação das Docas, iniciando na segunda-feira, 3 de outubro, marcando a abertura da programação com o Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, às 17h30. Em seguida, às 19h, o Grupo Ariru Tupã Pará anima a todos com os ritmos marajoaras.

A programação segue nos dias consecutivos, com apresentações dos grupos regionais Parananin, Amazônia, Frutos do Pará, Allan Roffé e Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) e Banda Sinfônica Vale Música Belém regida pelo professor Benedito Jr. No domingo do Círio (9), a partir das 17h30 o Boi Veludinho e o Grupo Sancari encerram a programação com cortejo e roda de carimbó. Todas as apresentações serão gratuitas e irão ocorrer na orla entre os armazéns 1 e 2.

EXPOSIÇÕES

Exposição Corda Oficial do Círio 2022 – A Corda Oficial que será utilizada durante a procissão do Círio 2022 está em exposição ao público na Estação das Docas, até dia 8 de outubro. A visitação dos devotos e turistas ocorre no armazém 1 do complexo. Devotos e turistas podem visitar no horário das 10h às 22h, no armazém 1 do completo, com entrada franca. Esta é a terceira vez que o espaço recebe a Corda Oficial do Círio.

FOTO: BEATRIZ SANTOS

Exposição fotográfica “Maria, seu povo alcança” – Composta por 60 fotografias que mostram o trabalho realizado pela Guarda de Nossa Senhora de Nazaré durante visitas às regiões episcopais, muitas de difícil acesso e que recebiam a imagem peregrina pela primeira vez, fato que também proporcionou registros emocionantes dos devotos. O projeto fotográfico tem como objetivo aproximar os visitantes, sobretudo turistas, das mais diversas formas de manifestação mariana do povo do Pará. A visitação pode ser feita de 3 a 31 de outubro, nos armazéns 1 e 2 da Estação.

FOTO: BEATRIZ SANTOS

A expectativa é de que milhares de fieis e turistas passem pela Estação das Docas no período do Círio, sendo o complexo o segundo ponto turístico mais visitado da capital, atrás da Basílica Santuário.

“É muito gratificante poder recepcionar fiéis e turistas com toda a alegria que a nossa cultura apresenta. A Estação sempre foi referência em cultura, por reunir em um só lugar tudo o que há de melhor no Pará. E é exatamente essa mensagem que queremos passar nesse momento de retorno da maior festa religiosa do nosso país: com fé e alegria a vida segue”, declara Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000, que administra a Estação das Docas.

AGENDA COMPLETA DO CÍRIO NA ESTAÇÃO 2022

SEGUNDA (03/10)
Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré – Orla – 17h30
Companhia de Dança Parafolclórica Ariru Tupã Pará – Orla – 19h

TERÇA (04/10)
Grupo de Manifestações Parafolclóricas Parananin – Orla – 19H

QUARTA (05/10)
Grupo Folclórico Amazônia – Orla – 19H

QUINTA (06/10)
Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Orla – 19H

SEXTA (07/10)
Allan Roffe – Orla – 17h30
Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) – Orla – 19h

SÁBADO (08/10) – Círio Fluvial
Banda Sinfônica Vale Música Belém – Orla – 9h30

DOMINGO (09/10) – Círio 2022
Boi Veludinho – Cortejo e orla – 17h30
Grupo de Carimbó Sancari – Orla – 19h

Exposição Corda Oficial do Círio 2022 – 24 de setembro a dia 8 de outubro – armazém 1.

Exposição fotográfica “Maria, seu povo alcança” – 3 a 31 de outubro – armazéns 1 e 2.

Serviço
Projeto Círio na Estação 2022
Data: de 3 a 9 de outubro
Local: Orla, entre os armazéns 1 e 2

TEXTO: BEATRIZ SANTOS

Deixe um comentário