Neste sábado (9) e domingo (10), a programação do ‘Círio na Estação 2021’ conta com a musicalidade dos saxofonistas Yousséf Neto e David de Oliveira, que farão cortejos pelo terminal fluvial, orla e armazéns, presenteando a todos os visitantes com repertórios variados, que tornarão a experiência de visitar a Estação das Docas ainda mais agradável. As apresentações irão ocorrer a partir das 18h.
Na véspera de Círio, sábado (9), o músico Yousséf Neto levará ao público um repertório de músicas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. “Preparei um repertório que vai de Fafá de Belém a dona Onete, com muita qualidade sonora das músicas mais conhecidas nessa época tão querida e considerada o Natal dos paraenses”, declara.
No domingo de Círio, dia 10 de outubro, será a vez de David de Oliveira encantar a todos com a sonoridade do saxofone. “O público pode esperar o melhor das músicas internacionais mais tocadas, MPB, músicas que marcaram épocas, temas de filmes e novelas tudo ao som do saxofone”, revela David.
Ainda dentro da programação de Círio na Estação, os visitantes poderão contemplar duas exposições fotográficas na temática da maior festa religiosa do país.
Bob Menezes – Nos armazéns 1 e 2 do complexo, o público poderá contemplar o olhar atento e cuidadoso do fotógrafo Bob Menezes em 13 fotografias, todas captando a essência do mês de outubro em Belém. As diversas procissões que compõem a quadra nazarena, com suas características e emoções, estarão em foco nos detalhes captados pelas lentes do renomado fotógrafo, que possui mais de 20 anos de experiência em cobertura fotográfica do Círio.
Guarda do Círio – Os olhares dos fotógrafos Celso Lobo, Fernando Sette, Karina Martins, Osmarino Souza e Wagner Santana sobre o trabalho voluntário de dois mil homens durante o Círio poderão ser apreciados pelo público na mostra coletiva fotográfica Luz e Fé: a Guarda de Nazaré. Para complementar a mostra, fotografias dos integrantes da assessoria de imprensa da Guarda de Nazaré, Bruno Nobre, Salim Wariss e Soraya Montanheiro, apresentam as peregrinações e atuações dos guardas marianos pelo interior do Estado do Pará e por outras regiões do Brasil.
Símbolo do “sim” dado a Maria Santíssima, a instituição de forma inédita apresenta algumas das camisas utilizadas em Círios anteriores; em 47 anos de atuação a Guarda de Nazaré utilizou mais de 27 camisas diferentes.
O projeto Círio na Estação é uma realização do governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e em parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Para entrada e permanência no local é obrigatório o uso de máscara e atenção ao protocolo de segurança sanitária contra a Covid-19.
SERVIÇO
2ª EDIÇÃO DO CÍRIO NA ESTAÇÃO – PROGRAMAÇÃO 2021
Apresentação Yousséf Neto e David de Oliveira Saxofone: 9 e 10 de outubro de 2021
Local: Terminal fluvial, Orla e Armazéns
Hora: 18h às 19h
Exposições: 05 a 25 de outubro de 2021.
Bob Menezes e Guarda do Círio
Local: Armazéns 1 e 2 – Estação das Docas
Horário para visitação: Funcionamento Estação das Docas – Aberta todos os dias com redução de 75% da capacidade. ORLA: Segunda e terça – 10h à 00h / Quarta – 10h à 01h / Quinta, sexta e sábado – 10h às 02h / Domingo – 09h à 00h.