Equipamentos turísticos do Estado chamam a atenção do público, em Santarém, durante a FITA 2024

A versatilidade e a infraestrutura de equipamentos turísticos do Estado, administrados pela Organização Social Pará 2000, chamaram atenção do público durante a 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia – FITA 2024, realizada em Santarém, oeste paraense. O evento reuniu diversos setores ligados à promoção do turismo na região amazônica e evidenciou o protagonismo dos complexos turísticos e centros de convenções.

Os visitantes do estande da OS Pará 2000 na FITA 2024 ficaram impressionados com a capacidade dos equipamentos “Hangar Centro de Convenções”, localizado em Belém, e “Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha”, em Marabá, de atender a diversos segmentos em eventos, até mesmo de forma simultânea.

O público pode conhecer mais detalhadamente as características que inserem estes centros de convenções que estão entre os mais modernos e versáteis do país, como os auditórios moduláveis, as salas multiuso, climatização total, cozinha industrial, restaurantes, teatro, amplos estacionamentos e grandes pavilhões, o que também torna esses espaços referências em sediar eventos no Estado.

Quem esteve presente no evento foi diretor-presidente da OS, Ruan Rocha. “O turismo é uma das ferramentas mais eficientes de difundir a cultura e movimentar a economia de uma região. Por entendermos o papel dos complexos turísticos nesse contexto, e também o dos Centros de Convenções para o setor de eventos, é fundamental a nossa participação em eventos como a FITA, uma feira internacional que anuncia ao mundo o potencial da Amazônia”, destaca o gestor.

Atuando há 24 anos no Estado, a Organização Social Pará 2000, por meio de contrato de gestão com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, é responsável pela gestão de ambos os centros de convenções, além de outros três equipamentos turísticos: a Estação das Docas, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, e o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, que também foram apresentados ao público durante a Feira.

Ellen Siqueira, administradora e residente de Santarém se surpreendeu ao encontrar o estande da OS Pará 2000 e “revisitar” os complexos turísticos que conheceu recentemente. “Apesar de Belém ser muito próxima de Santarém, eu ainda não conhecia. Recentemente estive com lá meu esposo, que nasceu  na capital, mas há anos não visitava a cidade. Foi uma viagem maravilhosa, na qual conheci o Mangal das Garças, onde vivi uma experiência incrível de contato com a natureza, assim como no Parque do Utinga, onde pedalamos e criamos uma memória linda naquele lugar. É bem interessante conhecer, também, o potencial desses espaços para recepcionar eventos”, disse.

Referência em serviços de gastronomia tanto na capital, quanto em Santarém, sede da FITA 2024, Saulo Jennings considera o evento como uma oportunidade para expandir e divulgar o que o Pará tem de melhor.

“A FITA sempre significou muito para mim. Eu participo desde a primeira edição, que  ocorreu há doze anos. Essa é a primeira vez que a feira é realizada em Santarém, minha terra natal, e isso me faz sentir um imenso orgulho de ser Paraense, Tapajônico, Santareno. A Feira realmente reverbera não só no Pará e no Brasil, mas no mundo todo. E, como em praticamente todas as edições, mais uma vez visitei o estande dessa OS de extrema relevância, que cuida tão bem do nosso patrimônio  e com isso mostra ao mundo o que temos de melhor em termos de cultura e turismo de eventos e negócios”, destaca o empresário.

Além de servir como vitrine para os atrativos turísticos da região amazônica, a Feira contou com extensa programação, que envolveu encontros, palestras, painéis, oficinas gastronômicas, mesas-redondas, apresentações e outras atividades. Fernanda Scaramuzzini e Karina Balofesi, que representavam a OS participaram das palestras de qualificação profissional. “Foi muito valioso participar da FITA, pois, além de divulgar nossos espaços, que são tão apreciados pelos paraenses e turistas do mundo todo, também conseguimos agregar conhecimentos e trocar experiências profissionais”, frisa Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de marketing, comunicação e cultura.

“Podemos afirmar que os equipamentos estaduais administrados pela Pará 2000 estão preparados para oferecer uma experiência única e imersiva na Amazônia, tanto para os visitantes dos nossos pontos turísticos, quanto às organizações e participantes das diversas Feiras, Congressos e eventos que ocorrem em nossos centros de convenções”, finaliza Ruan Rocha.

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000

Deixe um comentário