Direção do complexo turístico realizou diversas ações de manutenção e revitalização, e também irá aumentar o quantitativo de seguranças, além de promover programações culturais gratuitas
A Estação das Docas é tradicionalmente um ponto de encontro para centenas de romeiros por ocasião do Círio Fluvial, da Trasladação e durante a passagem da grande procissão do Círio pelo Boulevard Castilhos França. A expectativa é de que o local receba mais de um milhão de visitantes somente no mês de outubro. Para promover uma experiência ainda mais imersiva na cultura e fé paraenses, a direção do complexo turístico realizou diversas ações de manutenção e revitalização, e também irá aumentar o quantitativo de seguranças, além de promover programações culturais gratuitas.
“Todos os anos nós temos como objetivo oferecer um espaço bonito, agradável e seguro às centenas de pessoas que passam pelo complexo. Foram realizados serviços como pintura, limpeza, manutenção e fiscalização dos sistemas elétrico e de refrigeração, revitalização das identificações e da sinalização horizontal, dentre outros serviços. Tudo para atender a alta demanda nesse período do Círio, que já antecede, também, as programações de Natal e Réveillon”, destaca Roni Ferreira, coordenador operacional da OS Pará 2000, que administra a Estação.
O complexo turístico, cultural e gastronômico também terá horário de funcionamento especial durante o Círio, para que o público possa aproveitar ao máximo o local. Na véspera do Círio a Estação abrirá das 6h às 15h, excepcionalmente, já no domingo da procissão funcionará das 11h30 à meia-noite.
Projeto Círio na Estação – Todos os anos a Estação das Docas promove uma extensa programação dentro do projeto cultural ‘Círio na Estação’. Atrações como: exposição da Corda do Círio; Visita da Imagem Peregrina; Exposição fotográfica, shows musicais, cortejo de boi e decoração temática já se tornaram tradição no complexo no mês de outubro.
A programação é gratuita, e está ocorrendo desde o dia 10 de outubro. A edição deste ano conta com a parceria da Vale, do Instituto Cultural Vale e projeto Vale Música Belém, Projeto Planeta Liz, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Secretaria de Estado de Turismo e Governo do Estado do Pará.
Confira a programação do fim de semana do Círio:
Círio Fluvial – No sábado, dia 12, a Estação abrirá às seis da manhã para receber os devotos que desejam acompanhar o Círio Fluvial da orla do complexo. Estarão disponíveis a Orla dos armazéns 1 e 2 e do Anfiteatro São Pedro Nolasco.
Para deixar o momento ainda mais especial, a Estação estará recebendo 50 músicos da banda sinfônica do Projeto Vale Música Belém, que apresentarão cânticos marianos, como “Lírio Mimoso”, de autoria de Euclides Farias; “Templo Vivo”, de Diego Fernandes, e “Hallelujah”, de Leonard Cohen. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, há 20 anos o “Vale Música Belém” ocorre em parceria entre o Instituto Cultural Vale com a Fundação Amazônica de Música (FAM), via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Círio 2024 – No domingo de Círio, dia 13 de outubro, a Estação das Docas abrirá após a procissão, com funcionamento de 11h30 da manhã à 00h, oportunizando ao turista conhecer a gastronomia local em seu mix de restaurantes tanto no almoço, quanto no horário do jantar.
O espaço continuará em clima de festa, com o tradicional cortejo do Boi Veludinho, às 17h, seguido de oficinas infantis em alusão ao Dia das Crianças. A programação musical será encerrada pelo Grupo Irreverência, que subirá ao palco às 19h.
Exposição – A exposição fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré – “50 anos, uma história contada com o olhar da fé” – pode ser apreciada pelo público até dia 31 de outubro, de 10h à meia noite.
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000