O Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, receberá no dia 1º de agosto, um ciclo de conferências em celebração aos vinte anos do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev). O evento vai reunir em Belém autoridades nacionais e estaduais do setor , das 8h às 18h. As inscrições são gratuitas e os interessados podem fazê-las no site www.igeprev.pa.gov.br.
Entre os palestrantes, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que vai participar dos debates sobre os avanços do serviço previdenciário e os desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) na busca pela autossustentabilidade.
“O Igeprev quer marcar a data de seus 20 anos proporcionando conhecimento, a partir dos debates com especialistas de renome nacional. São muitos os desafios futuros para os Regimes Próprios de Previdência Social e, com certeza, o ciclo de palestras vai contribuir para a superação dessas demandas, entre elas, o funcionamento autossustentável como premissa de que não vai faltar recursos para garantir o pagamento dos benefícios”, informa o presidente do Instituto, Giussepp Mendes.
A programação do evento inclui dezoito conferencistas distribuídos em sete painéis, com temáticas relacionadas a investimentos, economia, educação previdenciária, previdência complementar, contratações públicas e certificações para regimes próprios de previdência social.
“Minha expectativa ao participar desse ciclo de palestras é poder compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre a previdência social sustentável. Acredito que é fundamental discutir os avanços e desafios enfrentados nessa área, abordando aspectos como a importância da sustentabilidade financeira dos regimes previdenciários, a necessidade de adaptação frente às transformações demográficas e sociais, e também os desafios e oportunidades trazidos pela tecnologia e inovação nesse contexto, pois impactam diretamente a vida de milhões de pessoas”, antecipa o ministro do TCU.
Compensação
Atualmente, com mais de 50 mil segurados, o IGEPREV é o Regime Próprio de Previdência Social mais eficiente do país, na recuperação de receitas por compensação previdenciária, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram mais de R$ 400 milhões resgatados entre 2022 e o primeiro semestre de 2023.
Os recursos que retornam aos cofres da autarquia paraense são usados em aplicações nos fundos previdenciários administrados pelo Instituto e no pagamento de pensões e aposentadorias, diminuindo a necessidade de aporte financeiro pelo tesouro estadual.
A experiência de sucesso do Igeprev está sendo usada como modelo por outros RPPS, como o do Estado do Tocantins, que buscou cooperação técnica com o Instituto paraense para melhorar o desempenho em compensação previdenciária.
Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará
Paralelo à conferência, o IGEPREV também vai apresentar ao público sua nova identidade visual como Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS). A mudança foi autorizada pela Lei Complementar n° 142 aprovada pela Assembleia Legislativa. O órgão público, além de conceder pensões e aposentadorias, desde 2021, também cuida da proteção social dos militares do Estado.
Os participantes do evento ainda vão poder conhecer novos produtos e serviços previdenciários, que serão lançados no dia do evento. A exposição ficará nas dependências do Boulevard das Artes, anexo ao teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
Com informações de Ascom IGPREVE