Música e animação marcaram o último dia de programações em celebração aos 24 anos da Estação das Docas. Durante 3 dias, atrações regionais realizaram shows gratuitos na Orla do complexo, e, neste domingo (12), quem colocou o público para dançar foi o Boi Veludinho e a cantora Maria Lu, além disso as mães que estiveram no local também foram homenageadas. A programação foi uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e realização da Organização Social Pará 2000.
As comemorações iniciaram, na sexta-feira, 10, com a tradicional roda de carimbó do projeto ‘Pôr do som’ que, nesta edição, em parceria com a Fundação Carlos Gomes trouxe o Grupo ‘Carimbó Regional Galo Duro’ para se apresentar na Orla.
No sábado, dia 11, o fim de tarde contou com muito pagode e alegria no show do grupo ‘Pagode das meninas’. Em seguida, foi a vez do do trio Trilha da Serra trazer um repertório com os ritmos dançantes da cultura musical nordestina, com muito forró, xaxado e quadrilha, já deixando todos na expectativa para a quadra junina.
Neste domingo (12), a programação foi mais que especial, e com dupla celebração: os 24 do complexo, e, também, o dia das mães. Durante a tarde, as mães que optaram por almoçar nos restaurantes da Estação foram homenageadas com a apresentação dos saxofonistas Daniel Serrão e David de Oliveira, que tocaram grandes clássicos da música brasileira nos palcos deslizantes, onde, em seguida, músicos da terra realizaram shows de voz e violão.
Ao final da tarde, as cores vibrantes, os mascarados e os cabeçudos da trupe do boi veludinho encantaram o público durante um cortejo na orla, no qual o público foi convidado a participar da apresentação cheia de alegria e interação, que ocorreu no palco montado entre os armazéns 1 e 2. Simultaneamente, o Clube da animação realizou oficinas criativas com as crianças, que confeccionaram brindes artesanais para as mães.
Para finalizar a programação em grande estilo, a cantora Maria Lu e banda colocou o público para dançar com um show eclético, mas também regado a muita música regional.
A paulistana Renata Venezian escolheu Belém como destino para passar as férias com o Pai, Vonaldo Menino, e ambos participaram da programação de aniversário da Estação. “Desde que cheguei a Belém venho todos os dias à Estação. Sou gastrônama, e estou completamente encantada por esse lugar e toda a gastronomia disponível nos restaurantes. Me apaixonei pelos sorvetes, e essa tá sendo uma das melhores viagens que já fiz. Por uma feliz coincidência nós viemos justo no aniversário do complexo, e essa programação é pura animação, uma energia contagiante, difícil até de descrever, muito diferente do que vivo em São Paulo, amei demais”, destaca Renata.
Desde que foi fundada, em 13 de maio de 2000, a Estação das Docas é administrada pela Organização Social Pará 2000, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Turismo. “Foram dias de muita celebração e satisfação em ver o público tão entusiasmado e feliz comemorando, junto conosco, os 24 anos da Estação”, declara Ruan Rocha, diretor presidente da OS.
Texto de Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000