A Estação das Docas continua com sua programação especial do Círio ao longo desta semana. Os eventos tiveram início em 23 de setembro e se estenderão até 8 de outubro. Na próxima segunda-feira, dia 2, haverá a abertura da exposição fotográfica “De volta ao colo de Mãe” de autoria da Guarda de Nazaré, que será acompanhada pelas apresentações musicais dos grupos “Sal e Luz” e “Os originais de Marapanin”, a partir das 17h. A entrada é franca.
Exposição da Guarda
A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, recebe por mais um ano, atuando como apoiadora, a Exposição fotográfica que tem a realização da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. “De volta ao colo de Mãe” foi o tema escolhido para a Exposição desse ano. As fotografias serão distribuídas nos Armazéns 1 e 2 do complexo.
“Estamos passando por dias corridos, depois da pandemia todos buscam recuperar forças para enfrentar caminhos muitas vezes difíceis. Para os devotos marianos o refúgio e descanso é o “colo da Mãe”. O Círio de Nazaré é belíssimo, ruas lotadas, sorrisos e lágrimas. Nas peregrinações, movimentos suaves para ir ao encontro da Imagem Peregrina, todas as mais lindas demonstrações de muito amor. Essa exposição coletiva traz os registros feitos pelos fotógrafos da Assessoria de Comunicação da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré durante o ano de 2022: Soraya Montanheiro, Salim Wariss, Cláudo Custódio, Igor Cordero, Carlos Michel, Emanuel Rossas e Bruno Nobre. Diferentes olhares, mas todos com a mesma missão de evangelizar através do dom de fotografar”, comenta Renato Neves, coordenador da Guarda de Nazaré
Ministério de Música Sal e Luz
Após a abertura da Exposição o Ministério Católico Sal & Luz fará uma apresentação para os visitantes, a partir das 17h, no palco montado na Orla entre os Armazéns 1 e 2.
Formada no ano de 2000, a banda se originouo no Colégio do Carmo, por ocasião do Círio de Nazaré, para promover a Acolhida da Imagem de Nossa Senhora e seus Romeiros na noite da Trasladação em frente à Catedral da Sé, evento que até hoje faz parte da agenda do grupo.
Em 23 anos de formação, a banda segue evangelizando e promovendo cultura em forma de música, com louvores católicos tocados em ritmos paraenses e populares, o que é uma marca da banda e tem animado muito a juventude por onde passa, com as coreografias do seu grupo jovem de dança.
Os Originais de Marapanim
Logo depois do Ministério do Sal e Luz, o grupo de carimbó “Os Originais” entra em cena a partir das 18h30. Fundado no dia 28 de janeiro de 2008, pelos irmãos Luis dos Santos Monteiro “Mestre Luis Goiabada” e Humberto dos Santos Monteiro “Mestre Ninito” , o grupo tem como objetivo tocar e dançar o Carimbó de raiz. O conjunto já se apresentou dentro e fora do Estado do Pará, participou de vários festivais culturais e conquistou vários títulos. Os originais prometem um repertório animado e dançante.
Confira a programação completa do Projeto Círio na Estação, edição 2023:
30/09 (Sábado) – Alan Cauê 17H30
01/10 (Domingo) – Pôr do som 18H – Som de Pau Oco
02/10 (Segunda) – Abertura Exposição da Guarda e 17H Apresentação Sal e Luz
04/10 (quarta) – Sunset com Saxobeat live 17H ÀS 19H – ORLA BAIA – ARM1/ Chegada à noite dos carros de promessa
05/10 (quinta) – Maria e banda 19h às 21h
06/10 (Sexta) – 17H ÀS 18H – Boi veludinho cortejo / Pôr do Som Frutos do Pará 18h às 20h – Recuo arm 1 e 2
PROJETO TOCA PARÁ – Parceria
Local dos shows – Recuo entre os armazéns 1 e 2
7/10 (SÁBADO)
9h/10h – Sonora Lounge
10h/11h – Amanda de Paula – The Voice
11h/12h – Black Jack
08/10 (DOMINGO)
17h/18h Banda Marapuama
18h/19h – Carimbó Coletivo Cunhatã
19h/20h – Tio Chico S/A
20h/21h – Priscila Morenno
21h/21h30 Bella Portugal – The Voice
21h30/22h30 – Mestre Curica (Guitarrada da Amazônia)
Serviço
Projeto Círio na Estação
Apresentações culturais gratuitas até 8 de outubro
Local: Orla – entre os armazéns 1 e 2
Texto de Bianca Portela / Ascom OS Pará 2000